Mentoria de Processos Educativos

Código: 5MDYMTA76 Marca:

Mentoria de Processos Educativos Educação à Distância

O Ano de 2020 foi um marco na Educação, principalmente para a Educação à Distância, esta passou de um foco secundário, complementar para ser o percurso Central.
Instaurou-se o DESAFIO.
O que precisamos enfrentar?
A Educação à Distância não deve ser encarada como: "ENTREGA DE CONTEÚDO REMOTO."

Temos a oportunidade de criar uma aprendizagem flexível e  virtual. Será que estamos preparados para isso? Conheça a nossa perspectiva e proposta de atuação.

Quais são os desafios colocados para a educação formal

No trabalho "Educação a distância em tempos de Coronavírus" a UniRede chama atenção para algumas questões tais como:  garantir a acessibilidade, pensar a EaD diante das novas rotinas dos alunos e familiares, a necessidade da educação à distância como uma mediação didático pedagógica qualificada, ao invés da simples transposição de conteúdos; a importância da formação dos docentes e agentes que trabalham na educação à distância, a demanda por estratégias didáticas com linguagens diversas, mediação pedagógica, clareza das atividades propostas, avaliação processual, atendimento à dúvidas, feedback qualificado.
Pensar em uma EaD de qualidade exige soluções para o desafio da inserção de todos esses aspectos em um planejamento educacional integral, sistêmico, transdisciplinar.
**UniRede - Associação Universidades em Rede - reúne instituições públicas de ensino superior, municipais, estaduais e federais de educação e educadores que atuam com educação à distância.

Porém, será que a educação se restringe ao ambiente escolar?

Lógico que não! A pandemia também nos alertou para a ampliação dessa visão, seja com o crescimento significativo de cursos online, o "boom" de lives, a criação, desenvolvimento e ampliação de acesso às ferramentas tecnológicas, etc.
Os processos educativos permeiam as nossas vidas, seja no ambiente formal, informal, a distância, presencial ou hibrido. Portanto, essa mentoria é indicada para à comunidade escolar,  para educadores e pessoas ligadas a ações socioeducativas.

Nossa Perspectiva

Acreditamos que a Pandemia trouxe novos desafios  de qualificação, adaptação e transformação dos processos de aprendizagem.

Os processos educativos precisam ser encarados como uma responsabilidade de todos, na construção de um mosaico, social que encara a educação em toda a sua complexidade, profundidade, gerando inclusão e a autonomia.

Portanto, a Educação a Distância que acreditamos baseia-se em ambientes de aprendizagem de alto grau de interatividade e interações, aproximando-se do "estar junto virtual" e distanciando-se da "virtualização da sala de aula tradicional". Envolve a potencialização tanto da construção coletiva de conhecimento como o processo de autoria individual.

Ambientes de aprendizagem são circunstâncias criadas, onde tem lugar uma aprendizagem espontânea, contextualizada, calcada na interação do aprendiz com seu meio. Promovem a (re) construção do conhecimento, respeitando a complementaridade e a trama fina entre o racional e o emocional, que rege em parceria o processo cognitivo.

Metodologia, Referenciais, Passo a Passo

A Mentoria de processos educativos baseia-se em quatro referenciais teóricos: transdisciplinaridade, complexidade, autopoiese e paradigma ecossistêmico. Partimos da abordagem de pensadores como Nicolescu, D'Ambrosio, Morin para falar de transdisciplinaridade, além de marcos e documentos reunidos pelo CIRET-UNESCO e CETRANS. Morin também é um dos nossos pilares quando falarmos de complexidade, onde também incluímos Demo. Já a autopoiese que trabalhamos tem em Maturana e Varela importantes fontes, assim como a pesquisadora brasileira Maria Cândida Moraes. Esta pesquisadora também é autora do Paradigma Ecossistêmico outra base de nosso trabalho. Para finalizar uma visão geral de nossos referenciais citamos alguns autores que falam de ambientes de aprendizagem, experiência de fluxo e temas relacionados: Csikszentmihalyi, Papert e Valente.

O processo personalizado que parte das necessidades de Educação à Distância no contexto da instituição ou do educador atendido até a construção do Ambiente de Aprendizagem que aborda os diversos conceitos supra citados transformando em  produtos / serviços e resultados práticos. Para tanto, o percurso da mentoria passa de forma geral  por:
(I) definição de objetivos instrucionais – partindo dos objetivos do Curso e/ou Módulo/Disciplina apresentados pelo cliente, serão criados objetivos para a modalidade a distância, adequando o processo educativo a este tipo de formação.
(II) proposta pedagógica e metodológica de processo formativo a distância – criação da abordagem pedagógica e metodológica personalizada, considerando a temática do Curso e/ou Módulo/Disciplina, estrutura tecnológica e perfil do(s) educador(es) e potenciais educandos.
(III) adequação de conteúdo e temáticas a serem desenvolvidos – avaliação e sugestão de ajustes no conteúdo técnico do Curso completo ou Módulos/Disciplinas para que mantenha a qualidade na modalidade a distância.
(IV) módulos e plano do curso – organização do conteúdo do Curso completo ou Módulos/Disciplina e plano de execução com detalhes de cronograma, atividades de formação, interação, avaliação e suporte técnico aos educandos.
(V) estratégias para a implementação do curso – este item inclui os critérios pra seleção de educandos de acordo com aspectos tecnológicos, disponibilidade de tempo e pré-requisitos técnicos, sugestão de linhas gerais para divulgação e captação de educandos; definição do perfil da equipe necessária para atender as diferentes demandas técnicas, pedagógicas e tecnológicas.
(VI) programação da plataforma escolhida de suporte às ações a distância - personalização da plataforma para execução do Curso Completo e/ou Módulos/Disciplinas.
(VII) formação básica para uso da plataforma- encontros telepresenciais e comunicação via canais online para a formação dos educadores nas atividades básicas necessárias a atuação como professor nas ações à distância.

O processo será conduzido por Angela Schmidt  da La durabilité
Cientista da computação, oceanóloga e mestra em educação, há mais de 20 anos atua em educação e sustentabilidade. Sempre aliando conhecimento teórico com ações práticas, desenvolveu trabalhos junto à universidades, ONG ́s, Governo Federal e iniciativa privada nos campos da educação ambiental, formação socioambiental de lideranças, professores e comunidades, educação à distância, inclusão digital e cidadania, mobilização e captação de recursos, planejamento e gestão.
Criadora da La durabilité, empresa fruto de uma trilha diversa envolvendo, educação, arte, meio ambiente dentre outras áreas.
Através da empresa mescla sua expertise de educadora ambiental aos aportes de novas economias no fortalecimento de uma visão de mundo sustentável e suas práticas associadas.

Ficou interessado na Mentoria de Processos Educativos?
Entre em contato para agendarmos um conversa.

Produtos relacionados